A Psicologia na Cirurgia Bariátrica

A pessoa que procura por cirurgia bariátrica tem um histórico de várias tentativas de emagrecimento com dietas radicais e uso contraindicado de medicamentos, portanto, os resultados são provisórios e mobilizam sentimentos como ansiedade, frustração, depressão e intenso sofrimento biopsicossocial.

A Psicologia realiza o acompanhamento pré-operatório com objetivo de ajudar na compreensão da psicodinâmica da compulsão alimentar e propiciar o desenvolvimento de recursos psicológicos para enfrentamento das mudanças associadas à cirurgia bariátrica.
São de extrema importância a conscientização com relação à decisão pela cirurgia, adesão às orientações da equipe multidisciplinar e comprometimento com a saúde.

No pós-operatório ocorre o suporte psicológico para adaptação às modificações associadas ao emagrecimento, à nova imagem corporal e reflexos nas diversas áreas da vida: social, profissional, familiar, afetiva e sentimento de autovalorização. O acompanhamento é importante para a boa evolução emocional e resultados efetivos.

Psicologia